Como surgiu o Skate?

Que o skate hoje é considerado por muitos um estilo de vida não temos como negar, mas de onde surgiu a ideia para fazer isso acontecer? Temos relatos antigos envolvendo o skate, ou ao menos uma ideia do que mais tarde seria um skate. Há várias derivações dessa história, a mais aceita e disseminada fala sobre os surfistas na década de 60 colocando rodinhas em suas pranchas para praticar o esporte quando não houvesse ondas, mas há outra história também contada que fala que já nos anos 20, um garoto tirou as rodinhas dos patins de sua irmã e as colocou em um caixote de madeira, usava apoiando os joelhos e empurrava com os pés. Mas independente do real surgimento, o skate começou a se difundir entre os surfistas da Califórnia nos anos 60, em Los Angeles, onde foi primeiro chamado de Sidewalk Surf, e nessa mesma década já haviam campeonatos.

Nos anos 70 foram inventadas as rodinhas de uretano e foi um marco no esporte, o skate dali a frente pesaria muito menos e correria mais. Em 1975 os lendários Z-Boys começaram a fazer manobras de surfe no skate e foi uma revolução gigantesca. Em 1979, Alan Gelfand inventou o Flatground Ollie, o que é a base para todas as manobras. A partir disso, o skate nunca mais foi o mesmo. Essa manobra possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas. Não se pratica street style sem o domínio do Flatground Ollie. Tom “Wally” Inouye também foi uma figura importante na história do skate na década de 1970. Ele é mais conhecido pela assinatura de manobras como wall rides e backside airs. Inouye começou IPS (Serviço de Piscina do Inouye) nos anos 1970 e foi um dos primeiros skatistas de piscina. “Em 1976, nós andávamos de skate em piscinas vazias. Ninguém sabia o tudo o que se podiam fazer então nós nos divertíamos e víamos até onde podíamos forçar”.

Na década de 80, um dos revolucionários do street foi Rodney Mullen. Rodney inventou muitas manobras, como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollie flip underflip, primo, reemo, varial flip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip etc. Muitas das manobras de hoje derivam dessas. Rodney foi, por diversas vezes, vice campeão, chegando a ser considerado o melhor e mais influente skatista do bairro na sua modalidade. Outro revolucionário, na modalidade street, foi Tony Hawk. Hawk inovou a maneira como os skatistas devem abordar o half-pipe, sempre procurando ultrapassar os limites de criatividade e dificuldade de execução das manobras.

Nos anos 1990, o carioca Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no skate: o switchstance vertical. Essa é a técnica de se praticar skateboard na base oposta à que se tem maior facilidade. Já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical. A partir daí, o skate passou a não ter mais “lado”, ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás. As manobras realizadas com pé direito na frente do skate agora também são realizadas com o pé esquerdo na frente. Essa técnica quadruplicou o número de variações possíveis nas manobras. Para um skatista que deseja competir, é imprescindível o domínio de tal técnica. Bob foi o primeiro skatista brasileiro a vencer uma etapa do campeonato mundial de skate vertical, em Vancouver, no Canadá, no ano de 1995. Ninguém esperava, ele apareceu lá e mostrou como se deveria andar de skate vertical dali em diante.

Nos anos 2000 foi fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Skate Feminino, por skatistas femininas, seu primeiro circuito ocorreu em 2005. Hoje, a associação é filiada à CBSk.
Em 2001, Og de Souza, um skatista que em sua infância sofreu de poliomielite, foi citado nas revistas Tribo Skate, CemporcentoSKATE, entre outras. Em 2001, ganhou o campeonato profissional no Best Trick, termo que, traduzido do inglês, significa “melhor manobra”.

Em 2008 e 2009, a Mega Rampa chegou ao Brasil, tendo sido montada no Sambódromo do Anhembi pelo skatista dos anos 1980 George Rotatori. Na sua segunda edição, em 2009, Bob Burnquist consagrou-se bicampeão.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Skate

http://canaloff.globo.com/programas/califorfun/materias/uma-breve-historia-do-skate.htm

http://skatesmaniasm.blogspot.com/

4 opiniões sobre “Como surgiu o Skate?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *