Mulheres no Skate

Pode-se dizer que historicamente o skate é reconhecido como um esporte caracteristicamente masculino. Ocorre que essa é uma imagem/estigma que vem sendo derrubada ao passar dos anos pelas mulheres que estão conquistando seu espaço no esporte.

            É o que relata o primeiro encarte do editorial 100%SkateGirl:

As diferenças físicas existem, mas o skate nunca foi um esporte apenas para homens. A questão é que as características do esporte sempre atraíram uma maioria de praticantes deste sexo. Hoje esse perfil está mudando. É cada vez maior o número de mulheres que se aventuram no skate. É inegável que o preconceito existe, mas está perdendo a força ou pelo menos mudando de forma e restringindo-se à opinião individual […] para isso muitas meninas tiveram que dar exemplo durante anos, passar por cima de “tiradinhas” para consolidar a imagem da menina skatista. A 100% deparou-se com a necessidade de criar um novo espaço. Não somos meninas mostrando moda ou falando de garotos. Somos skatistas falando sobre e para skatistas. Lutamos juntos contra preconceito e uma maior exposição de pessoas que pulam escadas, descem corrimãos, mesmo sabendo que, para elas, por sua natureza, a dor pode ser maior. O amor ao esporte não tem sexo (100%SkateGirl)

Hoje o Brasil possui grandes mulheres skatistas que representam o país internacionalmente, como Leticia Bufoni, Yndiara Asp, Rayssa Leal dentre outras. Algumas inclusive farão parte da seleção brasileira que representará o país nas Olimpiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *