Thrasher Magazine no cenário do Skate

A história por trás da mais famosa revista de skate e uma das marcas mais aclamadas da cena mundial

O mundo do skate teve várias revistas de skate relevantes, mas muito poucas sobreviveram ao teste do tempo. A Thrasher foi fundada por Eric Swenson e Fausto Vitello em 1981, em San Francisco, Califórnia. Eric Leon Swenson nasceu em 4 de agosto de 1946 era um fã de música punk e hard rock e adorava tocar guitarra e consertar motocicletas. Seu futuro sócio comercial, Fausto Vitello, nasceu três dias depois, em 7 de agosto de 1946, em Buenos Aires, Argentina. A família de Vitello mudou-se para a Califórnia durante a Revolução Libertadora que estava ocorrendo em seu país.

A dupla se conheceu na década de 1960 na Reserva do Exército dos EUA, e a paixão mútua por motocicletas se transformou em uma amizade única. Em 1978, Swenson e Vitello se uniram a Richard Novak e Jay Shuirman e fundaram a Independent Truck Company. Três anos depois, em janeiro de 1981, os amigos lançaram a Thrasher Skateboard Magazine, uma publicação que deveria ser um veículo para promover sua empresa de trucks. Thrasher começou como uma revista alternativa de skate impressa pela High Speed ​​Productions.

O famoso logotipo Thrasher usa a fonte Banco desenhada por Roger Excoffon em 1951. O lema – “Skate and Destroy” – era uma expressão usada por skatistas e punks dos anos 1970. Embora não tenha sido o título mais vendido dentro do esporte por muito tempo, ele cresceu como uma resposta underground e crua para aqueles que promoviam o skate como uma atividade ao ar livre sofisticada e convencional.

A essência de Thrasher refletia a personalidade de seus fundadores!!!

Enquanto o californiano era um pensador discreto, o argentino era franco, exótico e barulhento. O primeiro editor de Thrasher foi Kevin Thatcher. Mörizen “MoFo” Föche,  o lendário fotógrafo de skate foi o segundo funcionário da revista. Uma rápida olhada nas capas da revista Thrasher revela a evolução do skate como esporte e manifestação sociocultural da cultura de rua.

“A primeira capa de Thrasher era uma ilustração de um skatista esmirilhando o coping em uma piscina, mas as outras 11 capas do primeiro ano tinham amostras do que estava desaparecendo no passado, e o que estava por vir, mas principalmente, o que estava acontecendo agora , e na época o que estava acontecendo era skate vertical nos  “Três P’s : POOLS (piscinas), PARKS (parques) e PIPES (Rampas) “.

As capas da Thrasher 1981 eram sobre vert e os heróis do vert que estavam começando a surgir. Frontside slash de Chris Strople em uma piscina, frontside foot plant de Chris Miller, ollie fakie foot plant de Allen Losi, e muitos outros. Uma das características mais populares do Thrasher é “Hall of Meat”, um espaço fotográfico reservado para ferimentos desagradáveis ​​e nauseantes enviados por leitores.

A Era Jake Phelps

Em 1993, havia um novo homem no comando do navio

James Kendall Phelps, uma personalidade que se tornaria o rosto e a alma de Thrasher (e que pra muitos ainda continua sendo). Jake Phelps conheceu Swenson e Vitello em 1986 no Concrete Jungle. A dupla inicialmente o convidou para se tornar um escritor colaborador da revista, mas, três anos depois, Phelps já era o gerente de expedição de Thrasher.

Depois de assumir o cargo de Editor-Chefe em 1993, o polêmico skatista com atitude punk fez a revista crescer como nunca antes. Jake Phelps adorava andar de skate. Era sua vida. Mas ele também se apaixonou pela publicação, embora às vezes pudesse ser agressivo, problemático, injusto e corrosivo.

Sua atitude crua como skatista se traduziu em um estilo de vida alternativo e um registro médico de 290 páginas que incluía sete cirurgias no joelho, fraturas nas pernas, pélvis, clavículas, polegares e crânio.

Jake nem tinha um computador em sua mesa. Ele não tinha um endereço de e-mail e seu correio de voz nunca foi configurado“, revelou uma vez um funcionário de Thrasher.

Phelps liderou Thrasher por 27 anos. Ele faleceu em 14 de março de 2019, em sua casa em San Francisco, aos 56 anos. A causa da morte não foi divulgada publicamente. Jake foi cremado com seu skate e seu nome espalhado em sua homenagem no skatepark Potrero del Sol. Já Fausto Vitello morreu de ataque cardíaco enquanto andava de motocicleta em 2006, e seu filho Tony assumiu a propriedade da revista.

Em 20 de junho de 2011, Eric Swenson pôs fim à vida em frente a uma delegacia de polícia de São Francisco, aos 63 anos. O californiano sentia muitas dores há muito tempo após um acidente de motocicleta que resultou em vários problemas nas articulações. Ele atirou em si mesmo em um espaço público para que sua família pudesse encontrar facilmente seu corpo.

Mais do que uma revista de skate

Depois de sobreviver aos primeiros anos, estava claro que Thrasher se tornaria mais do que apenas uma revista de skate. Na verdade, tornou-se uma marca com diversos interesses comerciais.

Em 1999, a publicação patrocinou “Thrasher Presents Skate and Destroy”, um videogame para Playstation.

O título acabou competindo diretamente com “Tony Hawk’s Pro Skater”. A aventura de jogo Thrasher tinha jogabilidade mais realista, tábuas quebradas, ossos quebrados e até detenções policiais.

A maior e mais influente revista de skate de todos os tempos também publica o prêmio “Skater Of The Year” (SOTY) ininterruptamente desde 1990. É o troféu de maior prestígio na cultura do skate. A lista de vencedores é a seguinte:

1990: Tony Hawk        

1991: Danny Way

1992: John Cardiel

1993: Salman Agah

1994: Mike Caroll

1995: Chris Senn

1996: Eric Koston

1997: Bob Burnquist

1998: Andrew Reynolds

1999: Brian Anderson

2000: Geoff Rowley

2001: Arto Saari

2002: Tony Trujillo

2003: Mark Appleyard

2004: Danny Way

2005: Chris Cole

2006: Daewon Song

2007: Marc Johnson

2008: Silas Baxter-Neal

2009: Chris Cole

2010: Leo Romero

2011: Grant Taylor

2012: David Gonzalez

2013: Ishod Wair

2014: Wes Kremer

2015: Anthony Van Engelen

2016: Kyle Walker

2017: Jamie Foy

2018: Tyshawn Jones

2019: Milton Martinez

Hoje, a Thrasher é uma das marcas de skate mais populares do planeta e capitaliza sua reputação e credibilidade. A marca comercial vende camisetas, moletons, gorros, bonés, jaquetas, shorts femininos, bandanas, meias, bolsas, adesivos, colares, chaveiros, óculos de sol, broches, patches, cintos, bolsas de skate, toalhas de praia e muito mais.

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